UFMG vai sediar simpósio internacional sobre relação entre corpo e cultura digital

UFMG vai sediar simpósio internacional sobre relação entre corpo e cultura digital

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017, às 7h09

Os impactos da cultura digital nas subjetividades serão objeto de discussão em evento internacional na UFMG, de 7 a 9 de março. O 1º Simpósio internacional subjetividade e cultura digital, que discutirá o tema O corpo e a virtualidade, é promovido pelos programas de pós-graduação em Psicologia da UFMG e da PUC Minas.

Claude Truong-Ngoc/Wikimedia Commons

David_Le_Breton_par_Claude_Truong-Ngoc_2.jpg
O evento reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes campos do saber. A programação inclui mesas-redondas interdisciplinares, conferências, apresentações artísticas e lançamento de livros, incluindo Uma breve história da adolescência, de David Le Breton [foto], e Juventude e cultura digital, organizado por Nádia Laguárdia de Lima, Márcia Stengel e Vanina Costa Dias, que também são as realizadoras do simpósio.

O encontro contará com a participação de David Le Breton, professor de sociologia e antropologia na Universidade de Strasbourg, na França, e autor de obras sobre o corpo traduzidas para várias línguas.

Outra convidada é a professora Cristina Ponte, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal. Autora de diversos livros, ela coordena a rede de pesquisa Global kids on-line, que reúne pesquisadores de 33 países e investiga as experiências de crianças e jovens na internet.

Para participar do simpósio, é necessário inscrever-se pela internet. As taxas variam de acordo com a data de inscrição e a categoria da participação.

Mais informações estão disponíveis no site do grupo de pesquisa Além da Tela, que promove o evento.